Olá de novo, jovem. Estou aqui para discutir um erro terrível que vejo a maior parte das pessoas cometerem com a câmera do celular. é quase um crime. Sério! A maioria das pessoas não têm a mínima ideia de como tirar fotos pelo celular. Ou ate mesmo em câmeras profissionais.
Por isso, venho aqui dar algumas dicas simples de como tirar fotos com qualidades melhores das que você tirava até agora. São dicas realmente simples para quem quer tirar fotografias mais decentes e com uma qualidade, digamos, melhor (ou menos pior).
Essas dicas servem para quem tem uma câmera cheia daqueles recursos e não sabem como utilizar e, claro, para quem quer tirar fotografias com o celular. Obviamente, isso não é um curso de fotografia. Por isso vou começar com o básico:
1. Luz
Jovem, fotografia é basicamente desenhar com a luz. Quando menos luz tiver, menor vai ser a qualidade de suas fotos. Sempre que quiser tirar uma selfie ou simplesmente fotografar algo ou alguém, opte por usar a melhor iluminação de todas: a luz do sol.
O que acontece? Existe um recurso nas câmeras fotográficas, e até mesmo em câmeras dos celulares, chamada ISO, que define a sensibilidade do sensor de luz. Enfim, ele capta a luz com a intensidade que o fotógrafo definir.
Quanto maior o número da ISO, mais luz a câmera vai captar. Porém, quanto maior este número, mais granulada fica a imagem. Nos celulares essa ISO é automática e, quanto mais escuro o ambiente, maior será o número deste ajuste.
É por isso que quando você, jovem, tira fotografias em lugares escuros, parece que sua câmera é ruim, mas não é. É apenas o ISO que está lá em cima. Olha a imagem abaixo para entender melhor:
2. Composição
Quando falamos em composição, significa onde o objeto será posicionado em sua foto. Por exemplo, se você vai tirar uma fotografia do seu irmão, ele é o objeto de sua foto. Uma técnica simples que pode te ajudar muito a posicionar seu objeto em uma foto é a regra dos terços.
A ideia dessa regra é a seguinte: A gente faz um jogo da velha na fotografia, ou seja, duas linhas horizontais e duas linhas verticais, como mostrado na imagem abaixo.
A ideia é posicionar o objeto da foto em um (ou dois) dos quatro pontos de encontro dessas linhas. A verdade é que esse tipo de técnica faz com que a leitura da imagem fique mais confortável para quem está vendo.
Veja mais alguns exemplos:
3. Correção de Imagens
A correção de imagem por algum software é algo que gera muito preconceito por parte das pessoas. Eles já vêm e falam "Nossa, mas essa imagem é cheia de Photoshop". Jovem, vou te contar um segredo: sabe aquelas imagens lindas, coloridas e cheias de vida? Pois é, nenhuma câmera faz aquilo.
Fazer tratamento de cor, temperatura, saturação, controle de preto e branco, não faz a foto parecer falsa. Isso faz com que elas sejam aprimoradas com um ar mais profissional. Entenda, fotografia é arte e, por isso, não deve ser levada ao pé da letra. Aquela foto que você tirou com seu celular deve ser tratada antes de ser postada. Senão ela nunca vão parecer profissional, NUNCA.
Fotógrafos profissionais utilizam até recursos de edição para retirar objetos indesejados das fotos, como uma árvore, um carro, ou até um indivíduo que estava fazendo o papel de papagaio de pirata atrás do seu ombro. Jovem, acredite, tenha menos preconceito com o Photoshop. Compensa muito aprender a utilizar a ferramenta.
Com essas dicas simples, você pode ver que a qualidade de sua fotografia pode aumentar consideravelmente. Claro, existem outras que quero abordar aqui... mas, sabendo essas, já é um bom começo.