Inspire-se, jovem!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

VALE A PENA ASSISTIR? #3 - FARGO - UMA COMÉDIA DE ERROS

EUA; 1996; Direção: Irmãos Coen; Original: Fargo; Gênero: Drama, Comédia, Humor Negro.


Olá mais umíssima vez, Jovem. Como vai? Estamos abordando pela terceira vez o "Vale a Pena Assistir?" aqui no Blog Primeira Vez. E para completar o dia de hoje, vamos falar de um filme que eu já queria assistir há muito tempo e adivinha...? Eu assisti: Fargo.

Antes de começar eu gostaria de deixar os devidos méritos... Fargo é um filme novo (1996), não ouse falar o contrário, mané. E outra coisa, os filmes dos anos 90, para mim, possuem uma qualidade muito superior do que os que tinham aparecido naquele momento. Foram eles que definiram a transição definitiva de alguns filme bosta dos anos 80, para os filmes de hoje.

Enfim, quando você vê um filme dos anos 80, você sabe que é dessa época. Agora, o filme dos anos 90 são mais cabeça, mais pesados e, para mim, PARA MIM, mais pé no chão.

Fargo tem uma característica que é um pouco, digamos, ousada para o cinema: o humor negro. Jovem, se você não sabe, o humor negro é quando o filme faz você rir de tragédias. Quando alguém faz uma piada com coisas polêmicas, como a religião ou deficientes físicos, isso também é considerado humor negro. Tem muito disso em South Park.

Quem curte picolé?
Mas o filme faz você rir de toda a merda que ocorre durante o enredo. No começo, ele declara que é tudo história real. Só que a trama é tão sem noção que nem parece. Parece mesmo uma piada. Sabe aquele Efeito Dominó, que acontecem um monte de cagada por causa de uma? Então...

A sinopse do filme é a seguinte: Um imbecil resolve contratar criminosos para sequestrar sua esposa e, assim, desembolsar o dinheiro do resgate, que seria pago pelo sogro rico. Até ai, normal (mais ou menos), parece engenhoso, só que isso dá tanta merda, que... só assistindo.

Fargo: Nota 8/10.