Inspire-se, jovem!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

TOP 10: MELHORES FILMES DE 2016 (RETROSPECTIVA)


Olá, mais uma vez, Jovem... a última vez no ano. Bom, hoje, para terminar esse ano com estilo, vou fazer um TOP 10 dos meus filmes favoritos do ano. Antes de tudo, gostaria de lembrar que não vi todos os filmes de 2016. Inclusive, se você tiver alguma sugestão que eu não tenha mencionado aqui, fique à vontade para me falar.

Essa lista conta com os filmes que eu assisti e gostei muito, não exatamente na ordem que está aqui. Gostaria de lembrar também que 2016 foi um ano que ultrapassou algumas expectativas, cinematograficamente falando. E sem demorar muito, vamos logo para essa joça.

1. Deadpool 


Jovem, esse filme é fera demais. Eu me lembro que foi o que eu mais esperei no ano e foi melhor do que imaginava. Muito antes do filme, eu já era apaixonado pelo personagem que no filme é interpretado por Ryan Reynolds.

O ator, nesse filme, foi um ótimo Wade Wilson, sério. O cara incorporou o Deadpool aprimorando um carisma fora do comum. Depois do desastre que foi Lanterna Verde (2011) e X-Men Origins: Wolverine (2009) ele não se abalou e conseguiu ser Deadpool com excelência. Tá de parabéns! Além do filme ser sanguinário para um caramba né?

2. Sing Street


Um filme Indie do ano que provavelmente você não viu. Jovem, esse é bom demais. O tema romance adolescente pra mim é muito interessante (quando não é forçado, claro) e o que me impressiona mais é a inocência dos personagens para conseguirem seus objetivos (que na maioria das vezes alcançam).

Sing Street é uma comédia dramática musical e conta como um garoto se sente motivado a ser alguém, no caso um músico, para impressionar uma garota por quem ele se apaixonou assim...  do nada. Vale muito a pena conferir.

3. Invocação do Mal 2 / The Conjuring 2 



O primeiro filme é de longe o melhor para mim, porém o diretor James Wan conseguiu fazer o público tremer nas bases com esse legítimo filme de terror. De uns tempos para cá, os filmes de terror se tornaram chatos para um caralho, dentro daquela forma de dar sustos no espectador, como a saga Atividade Paranormal.

Invocação do Mal 2 trás a experiência do filme de terror que abala o psicológico com uma boa narrativa. O mais impressionante no filme é como a atriz mirim Madison Wolfe carrega, sozinha, grande parte do terror do filme. Merece um Oscar.

4. Capitão América 3: Guerra Civil / Captain America: Civil War 


Quando os Vingadores não têm ninguém com quem lutar, eles lutam entre si. É quase impossível um filme ser melhor do que o livro ou o quadrinho. Mas no caso do Civil War, eu vou dizer que o filme fica quase tão bom quanto o quadrinho.

É claro que o quadrinho possui milhares de outros personagens que não têm no filme, mas contando que é um filme, que os orçamentos são apertados, e que os direitos do Quarteto Fantástico são de outro estúdio, eu posso me arrisca dizer que o filme ficou muito bom. Ah... e tem o Homem Aranha.

5. Zootopia 


Pode ser que esse seja o melhor filme da lista (estou apostando nele para ganhar o Oscar de Melhor Longa de Animação ano que vem). Zootopia é um filme feito para crianças e aborda, de forma didática, diversas analogias sobre questões reais da vida, como o bullying, a persistência, a desigualdade de gêneros, o preconceito, a amizade, a desonestidade, a sexualidade (implicitamente) entre diversos outros.

O filme conta, basicamente, a vida de uma coelhinha que tem o sonho de ser policial na cidade grande. Sem dar ouvidos a seus pais que sempre quiseram que ela seguisse no ramo de plantar cenouras, a pequena vai para a cidade e realiza seu grande sonho. Adultos vão gostar mais do que as crianças.

6. Rua Cloverfield, 10 / 10 Cloverfield Lane


Este thriller me surpreendeu muito em questão de qualidade de enredo. Achei que seria uma grande porcaria mas ele mantém seu mistério do começo ao fim. É um daqueles filmes para ficar se perguntando sobre a verdade até acabar.

Uma garota acorda no porão de um homem completamente desconhecido, este sujeito afirma ter resgatado-a de um ataque químico que aconteceu no mundo, e sua casa é o melhor lugar para permanecer até que as coisas melhorem do lado de fora. Será que ela pode confiar nele? Não sei...

7. Procurando Dory / Finding Dory 


A Pixar nunca me decepciona, é incrível como esse estúdio pode produzir animações maravilhosas, mesmo em suas continuações. Sempre fico empolgado quando sai alguma nova história da Pixar. Procurando Dory é com certeza uma das melhores continuações de animação que já saiu.

O filme tem momentos fofos, momentos engraçados e momentos que, jovem, me fizeram chorar feito uma garotinha dentro do cinema. Neste filme, a perda de memória recente de Dory é uma coisa muito triste, é o que faz a peixinha se separar dos seus pais. Cara, dá vontade de chorar do de pensar nisso.

8. Festa da Salsicha / Sausage Party 


Jovem, essa não é uma animação para crianças, você com certeza sabe disso, não é? Festa da Salsicha faz uma analogia pesada ao comportamento humano usando comidas dentro de um supermercado, que trata os humanos como deuses, sendo que na verdade eles querem comer tudo.

Criado pelo mesmo bando de retardado que criou o Superbad, este é um filme que vai, literalmente, foder a sua mente. Desculpa a sinceridade. Depois dele, você nunca mais vai ao supermercado sem dar um leve arrepio na espinha.

9. Animais Fantásticos e Onde Habitam / Fantastic Beasts and Where to Find Them



Tendo sua história baseada no mundo magico de Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam está entre o TOP 10 do ano. O filme conta a história do escritor Newt Scamander, autor do livro que dá nome ao filme. E ele, por sua vez, simplesmente perde sua mala durante o filme (a mala está cheia de criaturas).

Com o nível de Harry Potter, Fantastic Beasts and Where to Find Them é um filme que mata um pouco da saudade da saga. A nostalgia para os fãs é surpreendente, principalmente com o tema principal da saga, o Tema de Hedwig.

10. Esquadrão Suicida / Suicide Squad

Memorável!
Odiado por alguns e adorado por outros, Esquadrão Suicida é um filme show de bola. Algumas coisas são detestáveis, dá pra entender o que se passa na cabeça dos fãs. O Coringa, por exemplo, foi uma cagada horrorosa que os produtores puderam cometer em Esquadrão Suicida. Jared Leto vai me desculpar, mas que porcaria.

Por outro lado, alguns personagens são muito bem trabalhados durante o enredo, como a Arlequina, interpretada pela secional Margot Robbie; e o Pistoleiro, que é vivido por Will Smith. Comparando com alguns outros desastres cinematográficos da DC, esse salva muito.

Então, Jovem, esta foi a última postagem do ano e desejo a todos um feliz 2017. Se você já está em 2017, eu desejo um feliz 2018; e se você está em 2018, um feliz 2019. e por ai vai. Um grande abraço.