Inspire-se, jovem!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

COMO ACABAR COM A TIMIDEZ?


Jovem, jovem, existem diversas coisas que facilitam a vida: dinheiro, conforto, carro, pra não pegar ônibus, entre outros. Mas, além dos facilitadores de vidas físicos, ou seja, materiais, existem também os facilitadores psicológicos. Como assim? Tem coisas que posso controlar com a mente? Sim, tem coisas físicas que você pode controlar com a mente. Muita calma, pois nesse post não irei informar como desenvolver os poderes da Jean Grey ou do Dr. Manhattan. Eu vou falar de como algumas pequenas alterações no seu estado mental podem influenciar diretamente na sua vida e na vida dos outros em volta.

Na verdade, eu vou falar só de um deles, hoje: A timidez. Nossa, essa é pesada. Timidez é um fator que destrói com a vida de muita gente. Mas o pior, tem gente que gosta de ser tímido ou acha legal ser tímido. "Nossa, eu sou tão tímida!", diz a garota. Pode até ser, mas não é uma coisa legal que as pessoas (normais) têm orgulho de espalhar para outros. Temos que considerar que timidez é um problema que fecha portas.

Como se livrar dessa maldição? Se for pensar bem, é uma coisa boba, pois não deixa de ser um tipo de medo ou insegurança. O primeiro passo (e o mais importante) é melhorar a autoestima. Isso significa: confie em quem você é e goste de você mesmo(a). O que nos leva para a auto aceitação. Aceite-se como você é. Não queira ser o outro, até porque o outro não é você, o que é uma grande desvantagem.

Como se aceitar? Busque desenvolver coisas que você gostaria de ser. Olhe as outras pessoas, escreva as qualidades que você vê nos outros que gostaria de alcançar (use os outros de parâmetro e não como instrumento de inveja).

Por exemplo: Você é uma menina gordinha (mas gordinha de verdade, daquelas que tem dificuldade pra andar), e fica chorando o dia inteiro, "Ah, nenhum homem me quer porque eu sou gorda". Poxa, faça academia, malhe duro treine direto, deixa de preguiça. "Mas não tenho dinheiro que posso investir em academia", diz a gordinha. Lembre-se que isso é um investimento, se realmente não tens dinheiro (por ser adolescente) peça para seus pais pagarem, diga que é para saúde;

Se não tiver dinheiro tipo para gastar com essas coisas, como eu disse é um investimento que faz, igual faculdade. Procure uma academia barata, ou faça um outro esporte. A ideia é reclamar menos e fazer mais. Mas tipo, se você é feliz sendo gordinha e comendo suas pizzas e Mc Donalds, o segredo é ignorar o que as pessoas falam.

Depois de alcançar esse objetivo, deve-se pensar que as pessoas não dão muita atenção para outras, isto é, nem sempre elas estão fazendo julgamentos em suas cabeças. Talvez você nem exista para os outros. Mas, a partir do momento que você aparece, você é julgado. E é ai que a unica coisa que você deve se preocupar como causar uma boa impressão.

Basicamente, o segredo geral é manter a calma, pensar que você não é diferente dos outros e aceitar os julgamentos (que, na verdade, não vão fazer quase nenhuma diferença na sua vida).

Depois de alcançar esse objetivo, deve-se pensar que as pessoas não dão muita atenção para outras, isto é, nem sempre elas estão fazendo julgamentos em suas cabeças. Talvez você nem exista para os outros. Mas, a partir do momento que você aparece, você é julgado. E é ai que a unica coisa que você deve se preocupar como causar uma boa impressão.  Basicamente, o segredo geral é manter a calma, pensar que você não é diferente dos outros e aceitar os julgamentos (que, na verdade, não vão fazer quase nenhuma diferença na sua vida).