Inspire-se, jovem!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

QUERO ME MATAR, E AGORA?


Olá Jovem, tudo bem? Não? Eu te entendo. Realmente. Existem momentos da vida que parece compensar mais fazer um Bungee Jump sem corda do que continuar vivendo. Mas será que de fato compensa?

Jovem, vou ser sincero com você... Não compensa.

Normalmente, o motivo que nos faz querer morrer é porque a ideia de sair dessa vida parece ser confortante por diversos motivos. Um deles, por exemplo, é fazer as pessoas sentirem mal por isso. Eu já passei por isso, jovem. Quando eu queria "acabar com meu sofrimento" eu estava em uma época que eu discutia muito com pessoas adultas que são arrogantes, e eu digo são... porque ainda é assim.

Eu pensava que se eu morresse eu podia puni-los com o remorso de não terem sido legais para mim e me deixarem morrer de um jeito muito trágico. Hoje eu entendo o seguinte... pessoas assim, aquelas que sempre querem ter razão e controlar sua vida, cada um de seus passos, nunca vão assumir a culpa ou responsabilidade de suas morte. Isso é fato.

As pessoas não querem viver com remorso ou peso de um suicídio. Por mais que elas se sintam culpadas no primeiro momento, com o tempo elas serão convencidas por pessoas que "eles não são os culpados". E sabe de uma coisa, eles não são mesmo!


Uma pessoa é a única responsável por sua vida. E a de ninguém mais. Se você se matar, você se matou. Não é um assassinato. Ninguém vai preso. Se você for uma pessoa religiosa, provavelmente pode acreditar que depois da sua morte pode haver um paraíso e uma vida eterna.

Mas pode não haver nada também. Existe uma possibilidade de você simplesmente deixar de existir, e seu corpo ser comido por vermes debaixo da terra ou incinerado por seus familiares, e ter suas cinzas jogadas no seu lugar preferido.

Todos nós iremos morrer um dia, seja por uma fatalidade ou por uma doença, não sabemos quando e não sabemos onde, mas não precisamos adiantar isso. Não mesmo.

Quando nos vemos sem saída, quando parece ser o fim da linha e quando pensamos que aquele sofrimento e angústia nunca passarão, estamos errados. Por mais clichê que isso pareça: Tudo Passa.
Alguns momentos da vida vão ser mais difíceis que outros. Iremos sentir tristeza, medo, ansiedade... mas isso faz parte da vida. É necessário saber o que é ruim para saber o que é bom.

Podemos no decepcionar com pessoas que confiamos, podemos nos magoar, podemos sentir medo, mas o legal de viver é mudar o SEU mundo. Tomar providências, não ter medo de ser feliz do seu jeito. Às vezes você é menor de idade e não pode fazer as coisas que você quer. Mas isso vai chegar uma hora e, enquanto não pode, vai planejando tudo que você quer fazer e como você quer fazer.


Deixe-me te contar um segredo: Todos os pais são medrosos. Eles temem pelos filhos. Isso é bom mas pode ser muito ruim. Se depender do seu pai e da sua mãe, eles vão querer controlar suas vidas até eles morrerem. Mas a iniciativa de dizer "Chega! Minha vida, minhas regras", deve partir de você.

A iniciativa de sair das mentiras que você vive, deve partir de você. Quando digo "viver mentiras" é viver coisas que não te fazem bem do jeito que outras pessoas querem. Não importa o sofrimento, nada é motivo para querer tirar a própria vida, porém TUDO é motivo para você tomar alguma providência.

Como viver?

Então, jovem, se sua namorada(o) terminou com você, paciência. Você ficaria impressionado com a variedade de pessoas que existem por ai, você ficaria impressionado com o número de seres humanos dispostos a valorizar suas qualidades.

Sai de casa um pouco, viva, converse com pessoas novas, conheça amigos novos, respire, aprecie os pequenos detalhes de tudo, aprecie momentos curto, odeie menos, escute músicas novas, leia livros, assista filmes, coma algo diferente, aprenda a cantar, aprenda a desenhar, aprenda a lutar, aprenda algo novo. Pratique esportes, cuide da sua saúde, arrume um jeito de sentir prazer em viver. Assim, jovem, sua vida não vai mais ser o saco que ela está parecendo.


Jovem, se isso foi útil para você, mostre para algum amigo ou familiar. Ou se você conhece alguém que precisa ler coisas assim, mostre para essa pessoa. Tenho certeza que vai dar um impacto na vida dele(a), nem que seja pequeno.

Confira também meu artigo: 7 Dicas Mágicas Para Ser Mais Feliz.
Até a próxima, jovem.