Jovem, desde sempre, as pessoas seguem suas vidas pela busca contínua pela felicidade. Mesmo que seja no dinheiro, prazeres momentâneos, diversão, e por aí vai.
É fácil perceber que as pessoas, na maioria das vezes, são perdidas em relação a essa procura. Elas pensam que podem encontrar a felicidade em um simples artigo ou texto cujo título é "Como ser Feliz?", e no final acabam achando diversos conselhos espirituais e religiosos. Não é bem assim.
A primeira coisa que devemos pensar é que cada "felicidade" de cada ser humano é relativa. Ou seja, como ninguém é igual, todos vivem e são felizes do seu jeito. Tem pessoas que são realmente felizes com o dinheiro. Outras são felizes com música. É independente.
Mas o que vou falar aqui não são fórmulas para você, jovem, nunca sofrer. As pessoas sofrem, a tristeza deve existir para existir felicidade, senão não há contraste. Sempre as pessoas irão sofrer por algo. O que vou falar aqui são apenas dicas que podem dar uma aliviada no seu processo de vida. E podem ajudar que o sofrimento diminua relativamente. Comecemos?
Vou começar com o mais importante de todos, o otimismo: Alcançar esse fator é praticamente meio caminho andado para a busca da felicidade. O interessante do "ver o copo meio cheio" é considerar a ideia (real) de que todo sofrimento é passageiro. Alguns duram mais que os outros, mas eles acabam.
Todos os problemas são barreiras que podem ser puladas ou atravessadas. A esperança de que o sofrimento acabe faz você se sentir bem em qualquer situação ruim. Por isso, é um fator que deve ser pensado.
Para chegar à felicidade, é preciso chegar à paz. Mas não a paz religiosa. Vou explicar: a maioria da falta de paz que um ser humano tem é causada por outros seres humanos, seja pela inveja (o que faz as pessoas fazerem de tudo para destruí-lo), a antipatia, etc.
Então, para alcançar a paz, você precisa fazer com que os outros te deixem em paz. O que me leva ao próximo conselho: Fique na sua. Há muitas maneiras de ficar na sua, algumas são:
1. Evite, ao máximo, expressar opiniões, principalmente se for sobre assuntos polêmicos
O ato de compartilhar opiniões deve ser exercido apenas como função reflexiva. Ou seja, não tente mudar a cabeça de ninguém. De opiniões (nem sempre sinceras) quando te pedirem. Dar muita opinião faz gerar divergências de opiniões (porque ninguém pensa igual) e brigas. Brigas fazem pessoas te odiarem.
Então, quando for conversar apenas comesse o assunto, o outro vai expressar as opiniões dele sobre isso e provavelmente pedira a sua. Se isso acontecer, expresse, caso contrário fique calado.
2. Seja humilde
Ficar se gabando de suas habilidades fazem as pessoas te achar arrogante. Arrogância é um dos piores defeitos que alguém pode ter, pois as pessoas nunca são o que elas falam. Se você não tentar mostrar-se uma pessoa cheia de habilidades, as pessoas se surpreenderão quando descobrirem por elas mesmas.
Combinado com isso, a humildade não se diz respeito apenas à arrogância. O modo de conversar deve ser muito calmo, como se estivesse entorpecido por calmantes e suco de maracujá. O ideal é conversar com as pessoas como se todos fossem simpáticas velhinhas de 90 anos de idade, com toda a educação e bom humor.
3. Good Vibes (Boas Vibrações)
Sim, esse é muito importante, também. Boas vibrações significa que você tem que compartilhar energias altas e positivas. Você tem que ser o mais alegre do meio em que está. Como se fosse o coelho da Duracell. A energia (o humor, basicamente) contagia as pessoas em volta. Se você, jovem, é feliz e demonstra, as pessoas se sentirão felizes perto de você. E, assim, irá conquistá-las.
4- Mente limpa
Ou seja, evite drogas e bebidas. Manter-se lúcido faz com que evites agir por impulso e fazer coisas que provavelmente se arrependeria depois. Entorpecentes podem causar "coragem", mas fazem a pessoa perder o senso do que é ridículo e o que não é. Tirando alguns efeitos colaterais: Ressaca (bebidas, principalmente destilados), Bad Trip (com maconha), dependência, cadeia (se forem ilícitas) e muito mais.
Se for beber, sugiro que beba o suficiente para deixar alegre, e não retardado. Mente limpa significa mente pacífica, também: Buscar formas de relaxar a cabeça. Músicas calmas, a não ser que você esteja em um Show de Rock; Buscar conforto para todas as tarefas que está fazendo e realizá-las do modo mais calmo possível.
5. Evite fofocas
Falar dos outros pelas costas é uma das piores coisas que alguém pode fazer. Além de prejudicar a imagem alheia, você ganha fama de fofoqueiro, que é pior que ser arrogante. Falar da vida dos outros (a não ser que seja pra elogiar) é um passo muito grande para longe da paz. Assim, as pessoas, que são rancorosas, buscarão vingança e procurarão podres seus para espalharem e, caso não encontrem, eles inventarão. E se esse for o caso, desfazer essa situação vai demorar muito.
Depois de alcançar a paz, é hora de dar o terceiro passo, buscar a integridade: isso quer dizer que deve-se ser o mais honesto e integro que puder. Isso vai evitar que as pessoas tenham motivos para falar mal de você.
Começando pela mentira: Evite mentir, mas não seja sincero sempre. A sinceridade, muitas vezes, pode machucar as pessoas e você sera conhecido como o babaca que fala o que pensa. Esqueça de vez a frase "Doa a quem doer". Quando digo para evitar mentiras eu digo para assumir seus erros, isso se reconhecerem seus erros, sejam lá quais forem. O que me leva à seguinte diga:
6. Pense antes de fazer as coisas
Agir com consciência é uma virtude que poucos têm. Não deve-se pensar no que é moralmente errado, mas no que vai causar consequências reais. Coisas que provavelmente vai se arrepender. Apenas tome alguma atitude louca se for prejudicar somente a você (como pular de paraquedas). A integridade serve mais para evitar problemas que serão chatos de resolver no futuro e para melhorá-lo como um bom ser humano e um melhor cidadão.
7. Carpe Diem
Aproveite o dia. Jovem, você nunca sabe qual dia seu vai ser o último. Ninguém sabe. Por isso, é muito importante que vivamos todos os dias como se fosse o último dia.
Todos os dias fazemos os mesmos caminhos, fazemos as mesmas coisas, quase que automaticamente. Isso é muito errado. O ideal é apreciar os pequenos detalhes do mundo. Como um agradável dia de sol, as montanhas no horizonte, as belezas de sua cidade, seus amigos, famílias, coisas que te fazem bem, coisas que te divertem. E o mais importante, nunca parar.
7. Carpe Diem
Aproveite o dia. Jovem, você nunca sabe qual dia seu vai ser o último. Ninguém sabe. Por isso, é muito importante que vivamos todos os dias como se fosse o último dia.
Todos os dias fazemos os mesmos caminhos, fazemos as mesmas coisas, quase que automaticamente. Isso é muito errado. O ideal é apreciar os pequenos detalhes do mundo. Como um agradável dia de sol, as montanhas no horizonte, as belezas de sua cidade, seus amigos, famílias, coisas que te fazem bem, coisas que te divertem. E o mais importante, nunca parar.
Pronto! Ao combinar a paz, otimismo, e integridade, os problemas virão em proporções muito menores eles serão extremamente mais fáceis de se resolver. Agora, basta praticar e ver sua vida mudar do vinho pra água.