Inspire-se, jovem!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

5 DICAS SIMPLES PARA LER MAIS (GARANTIDO, COM TÉCNICA ESPECIAL NA DICA 3)


Você! Isso, você mesma, pessoa que quer criar o hábito de ler mas simplesmente não consegue. Hoje, eu vou dar dicas simples que podem te fazer ler em média 50 livros por ano, e esse número pode aumentar dependendo do quanto você se dedicar, ou do tamanho da sua vontade de ser um leitor ávido.

Jovem, teve uma época da minha vida que eu tinha pavor de procurar qualquer coisa na internet, no sentido de aprender. Logo, eu, que estava começando o curso de jornalismo, queria começar a ter o hábito da leitura. Porque eu sabia que o jornalismo exigia profissionais que fossem feras na escrita e na leitura. Por isso, eu pus a mão na massa. Veja também: Porque Criar o Hábito da Leitura? 

Antes disso, eu tinha uma birra de ler. Os professores das escolas, com o objetivo de nos fazer criar o hábito da leitura, fazem querendo enfiar livros em nossa goela abaixo. Coisa que eu acho erradíssima. Por exemplo, quem nunca teve que ler Dom Casmurro, do Machado de Assis, na escola? Quando eu li, eu achei um grande saco. Um enorme saco. Porém, quando fui pegar por conta própria, sem preconceitos, depois de pesquisar sobre o Machado de Assis e conhecer suas obras, eu gostei, muito.


É verdade, o cara é bom mesmo. O infeliz já foi presidente da Academia de Letras, e isso não é pra qualquer um não. Machado de Assis tinha um conhecimento muito pesado da gramática portuguesa e ele brincava com isso. Mais difícil que ler 100 livros é escrever um. E para escrever, já tem que ter lido muito.

Então, jovem, aqui vai algumas dicas para que seu hábito de leitura se torne prazeroso, e não um grande pé no saco obrigatório. OK? Vamos lá.

1. Leia sobre temas que te agradam

Por exemplo, jovem, se você gosta de terror, leia livros de terror, como Stephen King; se você gosta de romances apaixonantes, leia Nicholas Sparks; se você gosta de mistérios, leia livros da Agatha Christie ou do Sir Arthur Conan Doyle. Enfim, leia o que te agrada, no começo.

Quando comecei, eu já sabia disso. Então eu sempre procurei livros que já existiam em filmes. É um grande prazer para mim comparar filmes (ou séries) com livros, acho muito divertido. Jovem, se você não sabe por onde começar, comece por coisas que te divertem. Beleza?

2. Ache um lugar confortável para ler

Quando eu digo lugar confortável, é em todos os sentidos: Lugares em que sua coluna não vai começar a doer (nenhuma parte do seu corpo), lugar que não tem muito barulho, que tenha uma iluminação legal e que você não tenha que sair rápido. Jovem, isso é primordial. Se você está em um lugar desconfortável a capacidade de concentração é reduzida muito, mas muito mesmo.

Antes eu não lia por isso, porque não tinha um lugar confortável para ler. Sempre tentava ler deitado na cama, ou deitado de barriga para baixo, deitado de lado, enfim, tudo era ruim. Até que ganhei uma poltrona estofada da minha tia e coloquei no meu quarto, de modo que posso apoiar os pés na cama e, do lado, uma escrivaninha que já tinha lá com um abajur. Depois disso, comecei a ler muito.


Mas, se você não pode comprar uma ou investir nesse tipo de conforto, a minha dica é que: a melhor posição para ler é assentado e, talvez, em uma mesa para apoiar o livro.

3. Técnica da Carga Diária (dica minha para ler vários livros)

Essa dica que vou passar para vocês agora é muito precisa, foi algo que eu pensei na época que eu queria ler vários livros. Não sei se esse método existe em algum outro lugar, mas o que eu vou passar saiu da minha cabeça por algum motivo.

Vou chamar de Técnica da Carga Diária. Vamos supor que você comprou um livro de 250 paginas, na terça feira, e quer começar a ler. A primeira parte desse processo é: Não comece a lê-lo imediatamente, espere chegar a segunda feira da próxima semana. Agora vem a parte divertida: todos nos sabemos que a semana tem 7 dias sendo que 2 deles são considerados finais de semana, e 5 são dias úteis. Acho que isso é meio óbvio, mas vamos lá.


Você não vai ler nada sábado e domingo, será seu dia de descanso (claro que isso não é obrigatório). O método em si é o seguinte: você pega o número de páginas do livro (250) e divide por 5, o resultado é 50. Então, de segunda à sexta, jovem, você vai ler cinquenta páginas por dia (no mínimo), e não vai sair da cadeira até ler as 50 páginas.

Se o livro tiver um número de páginas que não é divisível por 5, (276, por exemplo), você abre a sua calculadora e faz as contas: 276/5 = 55,2. Esse resultado vai ser sempre arredondado para cima, então, nesse caso, sua meta diária é de 53 páginas.

Lembrando que o ano tem 52 semanas, são 52 livros por ano. Mas isso é variável também. Se você quiser ler um livro grande (600 páginas por exemplo), você pode dividir a carga por duas semanas. Então fica 60 páginas por dia, durante 10 dias. E o mesmo pode ser feito se o livro for pequeno.

OBS.1: Eu removi o final de semana por dois motivos: 1. Eu nunca consegui ler no final de semana, sempre quis assistir filmes ou me divertir de outras maneiras, enfim, sair de casa. 2. Dividir por cinco da uma sensação mais razoável sobre a carga diária.

OBS.2: Jovem, sempre que você puder ler mais páginas por dia, leia. Isso faz com que sua carga nos próximos dias sejam reduzidas e pode fazer com que você leia o livro com mais velocidade.

4. Leia em lugares de espera

Se você está em uma fila de banco, consultório médico, ônibus (se você não passar mal) ou em qualquer lugar que te faça esperar muito tempo, essa pode ser uma boa oportunidade para tirar o livro da mochila ou da bolsa para dar uma lida.

Essa dica é muito boa pelo fato de que você não tem necessidade de concentrar sua carga diária em horas e minutos consecutivos, eles podem ser bem distribuídos ao longo do dia. Esse pode ser um meio de fazer com que a leitura não fique cansativa.


5. Faça Desafios Literários

Depois que você já estiver devorando livros, um atrás do outro, jovem, você pode procurar diversos desafios literários na internet. Esses desafios são muito divertidos, na minha opinião, porque te fazem ler livros sobre temas variados, o que vai te tornar mais culto.

Os desafios literários são surpreendentes. Quando você perceber, já vai ter lido livros de todos os tipos que farão sua curiosidade aumentar muito. Existem, também, desafios literários personalizados: de terror, romance, hipster, de suspense, de filosofia, etc. Achei um post muito bacana da Isabelle Felício, compensa dar uma olhada: Blog da Moça.


Então é isso, jovem, espero que tenha gostado do conteúdo. Se você gostou, mostre para algum amigo ou familiar que tem essa vontade de ler mais livros mas simplesmente não consegue. Espero vê-lo em breve.