Inspire-se, jovem!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

VALE A PENA FAZER TATUAGENS? - POLÊMICAS DA VIDA


Então, quando a gente fala de tatuagens, falamos também de "revolta dos pais" ou, aquela clássica fala da mãe: "Meu filho quer ser marginal".

A verdade é que esse conceito crítico de tatuagem como "coisa de marginal", está acabando. É verdade. Hoje vemos médicos tatuados, advogados tatuados, etc. Todos que aparentemente eram pra ir contra a tatuagem, estão fazendo as suas.

Eu não tenho tatuagens, e não tenho vontade alguma de fazer (ainda), porém eu acho que, quando é bem feita, ela fica muito bonita no corpo de várias pessoas.

Mas e ai? realmente vale a pena fazer tatuagens? Não existe bem uma resposta definitiva... mas existem três questões que devemos avaliar antes de fazer qualquer arte no corpo. Eu vou falar um pouquinho delas para ver se tira um pouquinho das suas dúvidas.

1. Por que você quer fazer uma tatuagem?

Já parou para pensar no porquê de você quer fazer uma tatuagem? Não. então pense seriamente nisso. As vezes, é possível que sigamos uma moda... seguir moda é completamente normal, é até recomendável (por mim), porém... com tatuagem é meio complicado.

Veja bem, antes que você pergunte, tem sim pessoas que fazem tatuagens por moda. Teve uma época que era moda fazer tatuagem de dragão, hoje é meio brega.

No ano passado, muitas pessoas chegaram a fazer caveiras mexicanas para seguir a moda. Mas se existe uma coisa sobre moda é que ela sempre passa. A tatuagem é algo permanente. Então, se for pela moda, te aconselho a não fazer. A não ser que você queira gastar alguns milhares de dólares para remove-la depois que essa moda passar.

Também existem aqueles que fazem tatuagens só para postar nas redes sociais e ganhar curtidas... acredite, nenhuma tatuagem que você fizer valerá nem um bilhão de curtidas.



2. Você tem dinheiro para gastar com isso?

Olha, dinheiro é algo um pouco importante. Se você não tem dinheiro, simplesmente você não vai ter uma tatuagem. E, claro, tatuagem é algo muito caro. Pelo menos as bem feitas (se você for fazer, opte por profissionais de qualidade).

Se você tem o dinheiro para fazer, pense se você quer realmente gastar seu dinheiro com isso, sendo que você poderia comprar coisas que sejam mais interessantes para você, coisas que você precisa no momento ou que simplesmente você queira guardar para algo que um dia possa ser útil.

Se você for menor de idade e não tiver grana, peça a seus pais, mas não insista se eles negarem... às vezes eles podem estar passando por problemas financeiros que você nem sonha em saber. Caso eles neguem por não gostarem da ideia de você fazer a tatuagem (e não por falta de dinheiro), tente conversar e insistir até você ou eles cansarem e cederem. Se você realmente quiser, não tem motivos para se cansar, pode ser um bom motivo para saber se é algo que você realmente quer.

3. O que você quer tatuar? 

O desenho que você quer fazer é muito importante. Afinal, vai ficar na sua pele para sempre. Mas existem coisas que são um pouco complicadas de se fazer. Por exemplo, se você decide tatuar um palhaço, é muito provável que você seja espancado por algum militar ou policial, pois a tatuagem de palhaço significa "assassino de polícia".

Como eu disse antes, tatuar coisas da moda não é algo muito aconselhável. Outra modinha que tinha era as meninas tatuarem lacinhos nas coxas, hoje já é baranguisse.

Outro clássico que eu não deveria nem estar falando aqui é NUNCA tatuar nome de namorada ou namorado. Cara, essa deve ser a dica mais importante desse artigo. Não faça isso, jamais, mesmo que você tenha certeza de que ela ou ele nunca vai te abandonar. Vai por mim e não se ferre.

Bom, se você quer fazer uma tatuagem, a dica que eu dou é fazer algo que realmente tenha algum significado para você, algo que seja nostálgico ou que apenas te agregue algum valor. Uma frase que te motive, um desenho que te lembre algum momento bom da sua vida, algo que você ache bonito de verdade e queira marcar em sua pele... enfim, coisas nesse sentido. Não me venha com o símbolo do infinito e diga que o "infinito tem algum significado para você", eu provavelmente ia gargalhar na sua cara.

Outra dica é: Sempre tente fugir do clichê, ou seja, fazer coisas que todo mundo já faz. Tente fazer algo único. Se você tiver skills, tente fazer seu próprio desenho. Mas, se não tiver, tente fazer algo parecido e apresente a ideia ao seu tatuador.


Conclusão: Se você tiver recursos para fazer sua tatuagem, com o profissional correto e uma vontade verdadeira, amigo... faça.  Caso contrário, eu lamento informar que não é uma boa ideia. A tatuagem é permanente, e se você não pode fazer agora, seja por qualquer motivo, paciência! O dia vai chegar.