Eu sei meu amigo ou minha amiga. Tem horas que parecem que as pessoas adultas falam línguas completamente diferentes da sua. Há momentos em que sentimos raivas enormes de nossos pais ou pessoas mais velhas por simplesmente eles não saberem o que você quer dizer.
Parece que eles ficam de mal com a vida e tudo tem que ser do jeito deles "senão... tá errado". Acredite, eu passo por isso até hoje... na verdade, todo mundo passa (A não ser o cara mais velho do mundo).
Jovem... eu estou aqui para dizer, é difícil. Eu sei. Engolir mágoas, e ofensas e falácias de pessoas adultas (ou mais velhas). Só que a primeira coisa que eu vou te ensinar é o seguinte:
1. Eles vivem em uma realidade completamente diferente
Acreditem, é verdade. Os adultos vivem no que eles chamam de "realidade cruel". Olha, jovem, meu objetivo aqui e de fato faze-los entender a cabeça dos coroas, e não tomar algum partido. Se você escutarem o tio aqui, nada vai dar errado. Lembrem-se: Quero que vocês sejam hackers das suas próprias vidas.
É fisicamente impossível para uma criança adolescente (e até pra mim às vezes) compreender o que se passa na cabeça de um adulto, até sermos um adulto, mentalmente falando. E isso é completamente natural. Quando eles chegam naquele tom arrogante e falam "você ainda é muito novo para entender isso...". Cara! O sangue ferve, eu sei. Da um ar de que eles são superiores por causa da idade deles, o que eu digo: eles não são superiores por causa da idade.
O que acontece é que, querendo ou não, eles já passaram por mais experiências do que vocês. O que é normal. Quando eles tinham sua idade, também existiam pessoas que tiveram mais experiências do que eles. Mas o fato de eles terem passado por muitas coisas, faz algumas pessoas ignorantes se acharem no direito de se julgar superior aos mais jovens. O que não é bem assim. Mas o remédio para isso é realmente ignorar.
Tem pessoas que só se tornam, de fato, adultas, à partir dos 40, 50, 60 anos de idade. Depende de quando eles conhecem a tal "realidade cruel".
Vou explicar melhor, jovem. Vamos ao próximo tópico.
2. Adultos se decepcionaram feio
É o seguinte: quando você vive no mundo dos adultos, ou você é o prego ou é o martelo. Eu, particularmente, prefiro ser o prego. O prego é aquela pessoa que esta sempre se ferrando quando algumas pessoas sacanas (os martelos) te usam para tira proveito.
Mas, Oliver, você prefere que as pessoas te sacaneiem?
Não jovem, ser o prego não significa que você deve ser martelado. Ninguém gosta de ser martelado. O que eu estou dizendo é que é muito comum os pais dizerem coisas como "Se alguém te sacanear, você sacaneia de volta". O que acho completamente errado. O certo é ser honesto sempre, e não ser um sacana porque outros te sacanearam. Em minha humilde opinião, isso é o que faz o espírito jovem nunca sumir de você.
Veja bem, quando você vê aquele adulto mal humorado, triste com a vida, e que sai xingando todo mundo dentro de casa, provavelmente essa pessoa é um prego. As pessoas sacanearam ele demais. Quando você é vítima de pessoas que não têm caráter, você fica com uma ferida na alma. Não é algo legal. E quando isso vai se repetindo várias vezes, chega uma hora que a pessoa não aguenta mais.
Manter o bom humor mesmo quando as pessoas te ferram e tentar manter a capacidade de acreditar nas pessoas, é algo desafiador, mesmo para mim.
3. Estresse
Os adultos andam sobre constante estresse. Entenda o seguinte: a vida adulta é como andar na corda bamba. Muitos levam isso como um desafio radical, mas outros levam como uma verdadeira tristeza. Sabe aquele papo manjado de "nossa, eu queria voltar a se criança para não ter responsabilidades". Esse é o adulto triste falando. É a pessoa que quer fugir das infinitas responsabilidades.
Claro, ninguém é de ferro, às vezes dá vontade de ser criança outra vez, mas se você vir algum adulto reclamando muito da vida, saiba que ele corre o risco de ser assim para sempre. Então minha dica de paraquedas: Seja feliz sendo adulto, por mais que pareça difícil.
Voltando às responsabilidades... Quando somos crianças ou adolescentes, estamos sendo sustentados pelos pais, somos "crianças", vem da palavra "cria", nossa personalidade está sendo criada. É tempo de experimentar, testar, aprender, descobrir as coisa. E essa fase se prolonga até uns vinte e tantos anos. Super normal.
Em outras palavras, atravessamos o abismo por uma ponte, sólida. Com o tempo, essa ponte vai se estreitando até se tornar uma corda bamba.
O estresse vem com um tiroteio de responsabilidades (coisas que temos que fazer, querendo ou não). E na maioria das vezes é difícil organizar essas tarefas, isso deixa um adulto com cabelos brancos, literalmente.
4. Adultos podem ser frustrados
Quando somos jovens temos diversos sonhos, muitos deles como: quero ser jogador de futebol, quero ser artista, quero ser ator, quero ser atriz, quero ser astronauta, etc e etc. Porém, perseguir os sonhos é algo realmente difícil, e poucos, pouquíssimos chegam lá. Muitas pessoas querem ser jogadores de futebol para "ganhar muito dinheiro", e na maioria das vezes sem saber jogar futebol. Virar cantores sem saberem cantar ou tocar algum instrumento. Se seu sonho for por isso, bom, esqueça, é óbvio que você vai fracassar.
A maioria das pessoas só enxerga o dinheiro em sua frente, e só fazem pelo dinheiro. Nossos sonhos devem ser seguidos apenas pelo que gostamos de fazer, o dinheiro é consequência. É clichê, mas é verdade. Se você gostar de fazer, você irá fazer bem e em mais quantidade, isso vai te tornar uma referência no assunto, ai sim você vai poder pagar suas contas ou comprar um carro legal.
O que acontece é que a frustração das pessoas está ligada diretamente a isso: eles trabalham em empregos que não gostam para comprar coisas que não precisam. E o fato de eles estarem desperdiçando suas vidas faz com que elas sejam pessoas frustradas e tristes.
Existem executivos que ganham montanhas de dinheiro, mas são tristes por não estarem fazendo o que querem, ou pior, por não saberem o que queriam estar fazendo. Por isso, tente entender as pessoas frustradas e tristes e por favor, não escutem essas pessoas te jogando para baixo. Siga seu sonho. E quando falo em "sonho", e fazer o que você GOSTA de fazer, e não o que te paga mais.
Conclusão: Sempre que um adulto estiver estressado, implicante, ou apenas infeliz mesmo. Primeiro, tente entender a situação. Se essa pessoa for seu pai ou sua mãe, lembre-se, eles podem estar estressados apenas pelo fato de você existir, pois te sustentar é uma obrigação para eles.
O melhor a fazer é relevar as implicâncias e tentar conversar com essa pessoa. Se ela estiver muito estressada e vier com o papo tipo "Tenho tanta coisa para fazer" ou "Trabalho demais", apenas sugira que esse adulto tente organizar as coisas e fazer uma tarefa de cada vez e que tente relaxar mais