Olá Jovem, quanto tempo! Hoje, para incentivá-los à gostar MESMO de livros e leitura, vou começar, hoje, uma série de resenhas de bons livros para ler e, consequentemente se apaixonar pelo ato de ler livros. E hoje, vou tentar criar uma faísca de interesse pelo fabuloso O Grande Gatsby... mas antes, vamos entender algumas coisinhas:
Por que ler mais?
Primeiramente, por que eu quero incentivar a leitura? Bom, jovem, parece papo de gente idosa mas ler livros é algo realmente divertido. Inclusive, aqui no blog tem um artigo que se chama 5 Dicas Simples Para Ler Mais, que você deveria conferir antes de ler qualquer livro. Lá eu explico formas de você realmente criar o hábito de ler sem parecer uma grande obrigação.
Bom, existem milhões de livros interessantes no mundo, e cada um deles carrega a representação artística do subconsciente do autor. Dá para entender que ao ler um livro, ver um filme ou escutar músicas é possível ver parte da alma de quem produziu aquele conteúdo.
"Daniel, não consigo entender qual é a graça de ler livros, não sei porque alguém ia gostar de ler livros e, sinceramente, livros me cansam". Calma, jovem, calma... você gosta de séries de TV? Provavelmente sim (caso não, eu recomendo muito, também), romances literários são basicamente a mesma coisa (em questão de estrutura, lógico), e a grande diferença está naquela frase que você já ouviu milhares de vezes: "Na leitura você pode imaginar mais a história".
Este, jovem, é o grande barato da leitura, exercita a mente, te faz imaginar, te torna mais criativo, equivalente a uma "musculação mental". É preciso criar o hábito de ler.
"Porque você escolheu O Grande Gatsby para ser o primeiro livro do Livros Para Ler?"
Quando comecei a ler livros, eu queria ler histórias clássicas e histórias que existiam em filmes (amo comparar filmes com livros), e O Grande Gatsby foi a primeira ideia. Quando li o livro, eu curti muito a história, e claro, eu já sabia que tinha o filme. Quando lemos um livro, temos ele todo desenhado na nossa cabeça, da nossa forma; mas depois que vemos um filme sobre ele, podemos ver a interpretação do diretor sobre aquela leitura. Mas a grande verdade é:
"O filme nunca vai ser tão bacana quanto aquela versão que imaginamos".
Enfim, vamos ao que interessa:
Por que que O Grande Gatsby é sensacional e você deveria ler, com certeza? Vamos começar por um pedacinho do...
Enredo de O Grande Gatsby.
A narrativa da história é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista do personagem Nick Carraway, que se muda para uma casa simples em Long Island, ao lado da mansão de um certo Gatsby, um milionário misterioso. Um sujeito que é praticamente anônimo, que constantemente está fazendo festas para a grande elite de New York. Mas o curioso é que mesmo dentro da casa dele, as pessoas nunca o vêm, e alguns até especulam se existe mesmo um Gatsby real. Bom, ele é real.
E a grande virada da história acontece quando o Gatsby descobre que Nick é primo do seu crush de adolecência, a riquíssima Daisy, que já era casada com um outro homem. Então, A história gira em torno desse amor entre Gatsby e Daisy, intermediado por Nick.
Já deu pra ver que é treta né?
Um fato curioso sobre o Gatsby é que quando ele teve o romance com a Daisy, em sua juventude, ele era muito pobre e ela era toda "berço de ouro". Logo, vale lembrar que o livro não deixa claro como ele conseguiu se tornar um cara muito rico (tudo indica que foi por meios criminosos, como tráfico de bebidas - que era proibida, na época).
Contexto Histórico
O livro se passa nos anos 20, um pouco antes da quebra da bolsa de New York. Nessa época, o que se sabe, foi o que mencionei agora pouco, o tráfico de bebida devido à Lei Seca. Isso fazia com que existissem muito mais crime organizado naquela época (o que pode ser um dos meios de enriquecimento de Gatsby).
Experiência ao ler O Grande Gatsby
A leitura do livro é muito fácil e o ritmo não é quebrado nenhuma vez. O livro possui menos que 200 páginas, o que pode ser uma leitura "meio rápida". Eu tentei ler em 5 dias (e consegui), mas confesso que foi um pouco difícil para mim, que era iniciante. Mas depois, isso fica moleza.
Os personagens são envolventes e é possível sentir o clima dos diálogos, não tem nada muito absurdo e a única presença de Deus Ex-Machina (acontecimentos absurdos, quase sobrenaturais) na trama, foi o enriquecimento do Gatsby.
A sensação que você sente no final do filme é algo próximo de uma revolta, mas não uma revolta por falha de enredo ou falta de qualidade do livro em si. A revolta está liga mesmo aos personagens e o contexto em que todos ficam inseridos.
Conclusão
Para começar sua vida de leitor sagaz, eu recomendo muito a leitura de O Grande Gatsby, jovem. Lembre-se, o primeiro passo para se tornar um grande leitor é desenvolver paixão pelo livro, O leitor tem todo o direito de não terminar um livro que ele acha ruim, e tem todo o direito de criticar o produto que ele adquire, porque afinal... foi ele que comprou.
A leitura de O Grande Gatsby pode fazer com que você entenda um pouco de como um leitor pode se apaixonar, odiar ou ter alguma reação emocional com os personagens de uma trama. A vantagem da leitura é o que não existe bem um herói, isso vai depender da interpretação de cada um. É uma forma de interagir com o autor e, por fim, complementar sua arte.