Inspire-se, jovem!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

ONDE VOCÊ ESTARÁ AMANHÃ, JOVEM!

Foto de Daniel Oliver
Foto de: Daniel Oliver
Quem é você, Jovem? Já parou para pensar nisso? Você sabe o que te define? Sabe?... Acredite ou não, é muito difícil para um ser humano saber quem ele é. Às vezes você está aqui lendo isso e pode não saber onde você QUER estar amanhã.

Veja... ninguém SABE onde vai estar amanhã, você pode no máximo querer estar em algum lugar. Mas a verdade é que o dia de amanhã é imprevisível. Sua vida é feita de escolhas e escolhas definitivas. Justamente como o efeito borboleta. Situe-se no tempo e no espaço.

Sempre que existir uma bifurcação na sua vida, faça a escolha que naquele momento parece ser a melhor, sem olhar para trás, porque isso trás o arrependimento do que PODERIA ter sido. Isso não é legal. Não é saudável. Isso via te corroer por dentro.


Sua vida é composta apenas por uma reta, não da pra ela se dividir em duas. Em algum momento ela vai te apresentar duas alternativas, mas você vai poder escolher apenas uma delas. O que é super normal. E isso acontece muito mais do que você pensa, mas, em sua grande maioria, em proporções menores.

O arrependimento é justamente aquela vontade de ter escolhido outro caminho quando você teve a chance. Muitas pessoas acham que pode voltar naquela mesma bifurcação e tomar o outro caminho, quando na verdade não podem. Quando uma pessoa simplesmente abandona o caminho que tomou e tenta cavar um outro caminho que pode levá-lo para onde ele gostaria de ter ido. Quando isso acontece, ele simplesmente sofre muito por tentar mudar o rumo de seu destino.

Não que eu acredite em destino, jovem, acredito em linearidade da vida e planejamento. Quando a pessoa abandona tudo de uma hora para a outra... bom, isso é meio burrada.

Jovem, eu sou muito a favor de que as pessoas sigam seus sonhos e sejam felizes de verdade. Nunca é tarde para que você faça aquilo que você quer sem arrependimento. Mas que você planeje tudo direitinho quando você for mudar sua vida. As coisas são difíceis, jovem. A gente não pode simplesmente largar tudo e sair pelo mundo caminhando à deriva sem planejamento algum... bom, poder pode, mas pode dar muito ruim. Assista Into The Wild.


O ideal seria sempre planejar seus desvios antes. Quando somos jovens, as coisas parecem ser mais difíceis de se fazer. E são mesmo. Nossa liberdade é limitada e tudo mais difícil. Por isso, a coragem é um fator primordial, sem coragem, não vamos a lugar nenhum.

Por isso, jovem, planeje bem sua vida. Saiba o que você quer e, mais do que isso, saiba COMO irá chegar lá. É assim que os sonhos literalmente viram realidade.